sábado, 25 de setembro de 2010

Sobre o que realmente aconteceu

Ontem eu estava sentado à mesa no ICHL-UFAM, por volta das 15:30 da tarde da tarde ) havia a pouco saído do departamento de pós-graduação do mestrado em comunicação social e de repente em meio a uma discussão com uma amiga sobre futuro, planos e sonhos uma professora que desconheço o nome e apenas a conheço de vista Uma professora pediu para eu gaurdar panfletos daquela campanha "Todos contra a Pedofilia".
No panfleto havia um convite para uma marcha que ocorreria hoje na praça da Saudade às 9h da manhã. Estava no lugar errado e no momento errado. Porque? Simplesmente por estar com aquele material.
Tudo bem guardar o material, poderia ser um livro ou um guarda-chuva. Avisei a professora que iria logo embora e ela deu de ombros e se mandou.
Exatamente às 16:16 eu saía dali do restaurante do ICHL quando sou abordado pela Polícia Federal, Polícia Militar, Fiscalização do TRE-AM e a juíza eleitoral. Meus amigos, eu como bom cidadão parei e deixei eles passarem.
Aí ouço alguém dizer "ele estava no meio". No meio de quê? O que eu fiz? Apenas carregava o material deixado pela professora comigo. foi então que dei por mim o que ocorria e logo a Lei Eleitoral que estudei no início do ano me valeu. Crime eleitoral por injúria.
Estavam me acusando ou me abordando? Apenas apreenderam o material e lá fui eu conduzido para o TRE-AM. Cheguei ao TRE-AM às 16:32. O que a mídia não divulgou foi que eu não fui o único a ser conduzido, outras três alunas também foram encaminhadas ao TRE-AM comigo e portavam um vídeo de uma pessoa (e não era eu) distribuindo esse material na UFAM e prometendo distribuir camisas do "Todos contra a Pedofilia".
O que aconteceu foi o seguinte : fui escoltado por quatro policiais federais , que me levaram no carro deles. As tais alunas foram com um fiscal do TRE no carro das mesmas. Quem viu a cena (e muita gente viu) achou que eu estava sendo preso. Esperei durante duas horas no TRE-AM, eu fui ouvido e dei uma declaração sobre o material.

Fiquei extremamente chateado e injuriado pela atitude "maldosa" de algumas pessoas no Twitter que espalharam a notícia sem saber do que se tratava. Falta de ética nas Relações Públicas. Não cause um boato se não tiver provas que corroborem e o pior é que ninguém sabia do que se tratava. Nessas horas você descobre quem são seus amigos de fato, e o pior é que a mídia pode ou não pode ser sua amiga. Então começaram as 49 ligações para o meu celular , perguntado sobre o que ocorria.Eu esperava para dar uma declaração. Depois de 2 horas e já eram 18:30 da tarde eu dei a declaração e fui liberado. Por que as pessoas zoaram tanto sobre o fato? As pessoas me ligaram falando sobre a piada no twitter.

Quem me conhece sabe que sou um cara alegre e expansivo e por isso se acharam no direito de fazer graça, mas não era o caso. Mamãe não tem a saúde boa e um boato desse tipo podia fazê-la piorar.
Onde está o respeito pelas pessoas? Não fui detido distribuindo panfletos sobre pedofilia.Fui abordado carregando material de outra pessoa que sumiu e deixou comigo. Por uma questão de educação (ou leseira pura e simples) eu levei na boa vontade e guardei o material da professora. A juíza me falou uma frase que achei pertinente "e se te dessem cocaína você também guardaria?" Caiu a ficha, hoje em dia temos que desconfiar de tudo, até dos professores.
Por que amigos jornalistas e de faculdade mesmo, não ligaram pra mim ou se interessaram em saber da verdade ao invés de espetacularizar ou especular o que se tratava.? Por que pessoas que convivi na universidade, como colegas de turma, não se deram ao luxo de ligar e investigar?Cadê os anos de estudo da universidade? Cadê a boa vontade das pessoas ao invés de ficar usando da informação e do meu nome sem saber o que ocorre?

Onde estão os príncipios do Jornalismo "apurar os fatos", sabe e perguntar o que de fato está havendo? Fui rechaçado publicamente pela mídia local que não me ligou, nem se deu ao luxo de saber o que houve de fato. Ontem esculhambei alguns ditos profissionais de jornalismo e indiretamente esculhambei alguns da minha área. Onde está o respeito?

Na arena do circo eleitoreiro nacional as pessoas querem saciar a sua vontade e gana em dar o furo. Marcaram furo comigo e quem sabe com todos mais que não podem se expressar. Cansei da hipocrisia generalizada instaurada em todos. Cansei mesmo.
Causaram um mal estar na minha família, ludibriaram os meus amigos e o pior machucaram um elo de confiança e de esperança.

Essa experiência me serve para perceber quem de fato quer te ajudar .Nada contra a campanha, mas por que as pessoas não se mobilizam por outras causas justas, sociais e ambientais em momentos contínuos e não apenas em momentos oportunistas? Se o movimento não tinha conotação política, pq não apareceu ninguém do tal movimento para explicar o que estava acontecendo.Ninguém apareceu, claro. Ligaram para mim, mas de que adianta ligar se não estavam presentes ali ao meu lado.

Tenho de deixar de ser leso pros outros, porque os outros podem lesar (e lesaram) a minha imagem e integridade junto à Opinião Pública.

21 comentários:

Victor Sabino disse...

Eu recebi a notícia via Twitter de madrugada, cara, que onda toda foi essa bicho?
Segundo a notícia, tu tinhas sido detido mesmo, ou não, já que quem foi preso foi o "IVENS", né?
E sério que lesaram? Sério mesmo Ives? Eu acho que quem te conhece mesmo, que conhece o teu trabalho, não se deixaram ir na ladainha de um jornal de merda.

Anderson Mendes disse...

Lamentável o que aconteceu com vc Ives, te conheço de vista, mas pelo que ouvi sobre a sua pessoa (coisas muito boas) tenho certeza que tudo isso foi um engano. Força p vc e sua familia
abraços

Unknown disse...

Lamentavél, nessas horas percebemos a falta de profissionalismos dos Jornalistas.

Anônimo disse...

Realmente, tu é bem leso.

Anônimo disse...

Leso é pouco.... É um balde cheio... rsrsrsrs

Anônimo disse...

Leso é pouco.... É um balde cheio... rsrsrsrs

sofia braga disse...

a mesma pergunta lhe faço onde esta o respeito?
respeito por esse que nem conheces
respeito pelo trabalho de profissionais?
onde esta o respeito com quem sabe do que isso se trata?
eu lhe digo, nao precisa pensar nao!
esse respeito por vc e pelos seus proximos sumiu quando se prestou a fazer isso e se assumir quando diz "Se o movimento não tinha conotação política, pq não apareceu ninguém do tal movimento para explicar o que estava acontecendo.Ninguém apareceu, claro. Ligaram para mim, mas de que adianta ligar se não estavam presentes ali ao meu lado" bem se contato, tem com eles, ao lado deles esta!
sem conotacao politica! (me desculpe o palavriado) uma ova, eu estou aqui com conotacao e sabes bem que tens a sua, afinal somos todos formadores de opiniao.
de qualquer maneira fica ai o aprendizado. boa sorte

Tsc tsc disse...

Agora a culpa é da imprensa...
Melhor frase foi a da juíza: Você guardaria cocaína?

Além do mais os jornais não emitiram opinião. Apenas relataram o fato segundo a versão das autoridades.

Cláudio Corrêa disse...

Caralho... Essa juíza forçou, não? Comparar panfleto (partidário ou não) com COCAÍNA???
Mesmo se tu não tivesse panfletando, ou defendendo a campanha, isso não justificaria esse tratamento de criminoso...

André Abreu disse...

O que me deixa chateado é que a rotina da ufam vive as voltas com assaltos, roubos a carros e até já tive notícia de garotas sendo aliciadas dentro dos domínios da ufam. E a PF nessas horas? Cadê pra ajudar? Se chamarmos a policia militar eles falam que não é a jurisdição deles... enfim, é isso que revolta também.

Unknown disse...

Caro Montefusco!

Mas uma vez percebemos que Manaus é uma cidade sem Lei, e ao mesmo tempo mostra o despreparo, falta profissionalismos, seja da policia federal, TRE, Jornalista, que pegam pela metada a informção, de nossas insituições que fazem um papel mas para atingir as linha eleitoral, e da universidade em permitir entrada de federais para fazer buscas e apreensões de alunos, sem que haja o devido cuidado, gerando danos morais, foi o que você sofreu, que de inicio começa:
Pela Facudade Federal, em permitir esta postura;
Policia Federal, em agir de maneira cautelosa;
TRE, da juiza colocar de uma forma inrresponsável, pelo fato de teres guardado um material de divulgação, o qual com certeza absoluta se fosse algo do genero que ela insinuo tu não teras recebido.
E nossas jornalistas sensacionalistas, que sempre usam pessoas de bem para vender material.
Como o nosso país esta caminhando para tal liberdade de expressão, mas não vejo com qualidade, responsabilidade, etica, moral e respeito as pessoas, que antes de mais nada, somos integros até que se prove o contrário, e tenho certeza que és uma pessoa de familia, integra e com base familiar.

Bom no teu lugar procuraria um otimo advogado buscaria a responsabilidade do Estado e das empresas de jornalismo, que coloram de forma leviana, para punir estes profissionais que começam a fazer comentários inrresponsáveis.

A nossa justiça é uma das melhores do mundo, mas como em qualquer lugar, temos profissionais ainda despreparados em todas as esferas, e para corrigi-las é necessário que tenhamos que tomar também posição, caso contrário, tu serás mas uma estatistica no Brasil, no Estado e Municipio.

Sofia Braga disse...

Quanto azar não é Ives, você sendo pego pela PF para ser levado ao TRE por uma coisa que alegas não ter feito, senti falta no seu depoimento por você não ter em momento algum divulgado que está ou pelomenos estava trabalhando na campanha do candidato ao governo do estado que por mero acaso distribui adesivos e panfletos de oposição a pedofilia com seu nome e número. Alem disso você não acha muito estrano a PF entrar na UFAM e sem mais nem menos te abordar? Não sei você mais eu acho tudo isso muito estranho e mau explicado de sua parte ainda mais por em momento algum a imprensa ou autoridades confirmam qu havia mais duas moças com você, creio que deves parar de se fazer de vitima e assumir seus erros como cidadão e profissional da área de comunicação.

Anônimo disse...

Cara... complicado! Concordo com a Sofia.
Tá muito mal explicado e estranho. Se tem uma polícia que tem o meu respeito é a polícia federal. Em fim, espero que essa "merda" toda fique como exemplo.

Anônimo disse...

resumindo os fatos, em epoca de campanha nao existe pedofilia, apenas equivocos.

fui claro?!

Mai disse...

Bem, não te liguei porque já estava sabendo o que de fato tinha acontecido. Sobre ficar chateado c/ comentários no twitter, antes de tudo, lembre-se que tu és uma pessoa bem conhecida, e como ocorre com todas as pessoas assim, montes de comentários bons ou ruins vão aparecer. Já aconteceu com outros, infelizmente aconteceu contigo. Como alguém querido por nós 2 me disse esses dias: "não dá pra esperar dos outros algo que você faria", você pode protestar, ficar aborrecido, mas tem gente que simplesmente não vai se importar - e você vai ter que lidar com isso. E ainda que a comparação da juíza tenha sido extrema, o ponto que ela levantou é importante. Tem momentos que é preciso pensar mais em si do que querer ser legal ou gentil com os outros.

Mai disse...

Outra coisa...sabendo da saúde da sua mãe, redobrar o bom senso e discernimento de onde se meter e com quem é extremamente necessário! Não culpe somente os comentários consequentes, a primeira ação foi sua meu amigo.

Anônimo disse...

Não te conheço mas posso de garantir que nestas horas eleitoreiras as autoridades agem em função dos mais fortes.
Muitos comentários, quase todos sensatos, mas vemos como ainda existem alguns que brincam com o que é muito sério para as pessoas.
Se puderes tenta lembrar quem era a professora que te entregou o embrulho, e que embrulho!
Talvez aí esteja quem queria a celeuma criada...

Shelly Sicsú disse...

Também fiquei sabendo pelo twitter, mas fico triste muito triste por tudo que aconteceu, só acho que não deveria ser assim.

Rila disse...

Fiquei do teu lado quando soube, mas pensava que tinha sido preso.
Vi no site da Uol!
Força Ives!

Marcoantbezerra disse...

Meu Amigo !
sabes que oque tenho para falar falo diretamente pra vc ! não mando recado ! espero que sirva de aprendizado e exemplo para todos em expecial a vc , como bem disse a Mai , lembre de sua mãe que de fato ea pessoa que vc mais ama na vida ! sobre o fato bola pra frente que a vida continua só me promete uma coisa mano da Proxima vez Corre pow ! ( krskrs...) brincadeira ! abração !

Lolay_bunny disse...

Amore, fiquei sabendo por um pessoal da UFAM, mas nem dei muita bola, pq sabia q vc não estaria metido com nada q pudesse denegrir sua imagem!!!!

Ainda bem q vc colocou a sua versão, pois sabe como o pessoal é!!!Aumenta pra caramba!!!!
bjks
Felicidades nessas festividades!!!
Muita paz e saúde pra vc e sua familia!!!